SOBRE A DENÚNCIA FEITA PELO EX-DIRETOR DA SIEMENS DO ENVOLVIMENTO DO PSDB E DO DEM NO ESQUEMA DE PROPINAS NOS METRÔS E TRENS DE SP

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 379.3.54.O Hora: 10:24 Fase: BC Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 21/11/2013 O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado. Sr. Presidente, queria me referir, neste breve minuto, à matéria publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo que anuncia que ex-Diretor da Siemens aponta caixa dois do PSDB […]

21 nov 2013, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 33 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 379.3.54.O Hora: 10:24 Fase: BC
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 21/11/2013

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado.
Sr. Presidente, queria me referir, neste breve minuto, à matéria publicada hoje no jornal O Estado de S.Paulo que anuncia que ex-Diretor da Siemens aponta caixa dois do PSDB e DEM e cita propina a Deputados.

É uma denúncia gravíssima na qual o ex-Diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma que dispõe de documentos que provam a existência de forte esquema de corrupção durante os Governos Covas, Alckmin e Serra que tinha como objetivo abastecer o caixa dois do PSDB e do DEM.

É uma denúncia importantíssima feita hoje que cita, inclusive, nomes de Deputados, colegas desta Casa, como os Deputados Edson Aparecido, Arnaldo Jardim, Senador Aloysio Nunes, Deputados José Aníbal, Rodrigo Garcia e, do Distrito Federal, o hoje Vice-Governador, Tadeu Filippelli, do PMDB, e o ex-Governador José Roberto Arruda, então do DEM.

É uma denúncia, Sr. Presidente, sobre a qual nós precisamos, aqui, abrir uma investigação de fato, porque esse assunto da Siemens e da Alstom, do superfaturamento de trens, já vem aparecendo na imprensa há algum tempo e já vem sendo demonstrado que houve conluio entre as empresas para superfaturar a venda de trens.

E agora ficamos sabendo que desse conluio derivou um esquema de abastecimento de caixa dois, segundo a denúncia do ex-Diretor da Siemens.

Eu não gosto de ficar fazendo presunção de culpa, porque o que devemos fazer, Deputado Marcus Pestana, é a presunção de inocência, que é o que não se faz quando se trata de denúncias contra o nosso partido, o PT, que, muitas vezes, partem da Oposição e não levam em conta o direito de defesa dos acusados e o ônus da prova por conta de quem acusa.

É importante que o Ministério Público Federal deixe de guardar as pastas nos lugares errados, nas gavetas erradas – como fez o Procurador Rodrigo de Grandis, que escondeu o processo de investigação contra a Alstom -, para que nós possamos investigar o que aconteceu no Governo de São Paulo. Nós precisamos investigar o que aconteceu nesses 20 anos. Nós precisamos saber se, efetivamente, houve caixa dois.

Esta Casa não pode ficar omissa frente a isso, precisa investigar, precisa exigir o pronunciamento do Ministério Público. Nós temos que exercer o nosso papel e abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito para ouvir o depoimento de todos os envolvidos. E os acusados que apresentem sua defesa. Nós não podemos é permitir que casos como esse continuem ocorrendo no Brasil.

Vamos apurar o que aconteceu. Caso tenha ocorrido esse superfaturamento de trens e, consequentemente, um caixa dois que abasteceu partidos políticos que hoje são de oposição no Governo Federal e de situação em São Paulo, que os fatos sejam investigados e os culpados, punidos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.