APOIO AO PROJETO DEFENDIDO POR TRABALHADORES DA SAÚDE E EXIGÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO DE DENÚNCIAS DE ENVOLVIMENTO DO GOVERNO DO ESTADO DE SP EM IRREGULARIDADES JUNTO AO MERCADO FERROVIÁRIO.

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 228.3.54.O Hora: 19:36 Fase: BC Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 13/08/2013 O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, gostaria, em primeiro lugar, de saudar esses companheiros e companheiras, trabalhadores e trabalhadoras da saúde que vêm aqui, à nossa Casa, reivindicar os […]

13 ago 2013, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 22 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 228.3.54.O Hora: 19:36 Fase: BC
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 13/08/2013

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, gostaria, em primeiro lugar, de saudar esses companheiros e companheiras, trabalhadores e trabalhadoras da saúde que vêm aqui, à nossa Casa, reivindicar os seus direitos. Parabéns pela mobilização de vocês! Esta Casa saberá apoiar e aprovar esse projeto o mais rapidamente possível, para fazer valer os direitos de vocês.

Quero dizer que o nosso partido, o Partido dos Trabalhadores, dá total apoio à aprovação desse projeto se a votação for programada para hoje pelo Presidente da Casa. (Manifestação nas galerias.)

Queria também dizer da nossa preocupação, Sr. Presidente, com os fatos que vêm ocorrendo em São Paulo, com as denúncias, aliás, a confissão da empresa Siemens da existência de conluio no mercado ferroviário que atende ao metrô e à CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos; não só conluio, mas também superfaturamento e caixa dois. Essa situação precisa ser investigada.

Qual é a nossa preocupação? O Governador do Estado e o PSDB, que tanto clamam, tanto falam em transparência, não concordam com a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa, que é o lugar correto e decisivo para ser feita essa CPI. Muito ao contrário, lança agora o Governador uma proposta para que se faça uma comissão da sociedade civil, uma comissão que nós não sabemos aonde vai chegar, que não tem poderes de investigação, que não é capaz de levar a fundo efetivamente uma investigação sobre os problemas.
Por isso, Sr. Presidente, nós aqui devemos também nos preparar para fazer essa investigação porque, além daquilo que já está nas revistas e jornais, hoje mais uma denúncia se soma: houve uma contratação da empresa Alstom por mais de 500 milhões de reais, que já foram quase totalmente pagos e o serviço sequer foi executado.

Portanto, observamos que o “propinoduto” que existe em São Paulo, no Governo Estadual, continua, é forte e precisa ser investigado. Nesta Casa, nós, os Deputados e Senadores, não podemos nos omitir. Vamos, sim, levantar aquilo que ocorre, e não há problema: vamos investigar todas as licitações no mercado ferroviário, porque nós não podemos abrir mão de constituir neste País uma grande rede de metrôs. Também não podemos aceitar que sejamos obrigados a pagar preços 30% maiores do que efetivamente custam os trens e as ferrovias no Brasil. Por isso, está na hora de se fazer a investigação.

Muito obrigado, Sr. Presidente.