RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA COBRADO, MEDIDAS PARA O AQUECIMENTO DA ECONOMIA, INAUGURAÇÃO DE CENTRÍFUGAS NAS INDÚSTRIAS NUCLEARES E CONSTRUÇÃO DO NAVIO PETROLEIRO

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 198.2.54.O Hora: 10:22 Fase: BC Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 11/07/2012 Sumário Regozijo com a restituição, pelo Governo Federal, de grande lote do Imposto de Renda cobrado a maior da pessoa física. Importância da medida para o aquecimento da economia do País. Inauguração de centrífugas nas Indústrias Nucleares do […]

11 jul 2012, 08:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 49 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 198.2.54.O Hora: 10:22 Fase: BC
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 11/07/2012

Sumário

Regozijo com a restituição, pelo Governo Federal, de grande lote do Imposto de Renda cobrado a maior da pessoa física. Importância da medida para o aquecimento da economia do País. Inauguração de centrífugas nas Indústrias Nucleares do Brasil para enriquecimento de urânio. Construção do navio petroleiro Sérgio Buarque de Holanda.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, desejo, desta tribuna, parabenizar a Presidenta Dilma e o Ministro Guido Mantega pela importante decisão de liberar as restituições de Imposto de Renda de 2 milhões e 400 mil contribuintes, num total de 2 bilhões e 600 milhões de reais. O montante das restituições, somada esta liberação e a anterior, corresponde a 5 bilhões de reais.

Essa é uma decisão que ajuda a movimentar a economia brasileira, a combater os indícios da crise econômica existente no mundo inteiro, mas que não atingiram ainda o Brasil. E nós precisamos evitar que cheguem ao nosso País.

A essa importante decisão eu adicionaria outras, como, por exemplo, a inauguração de centrífugas nas Indústrias Nucleares do Brasil, de modo que possamos fazer o enriquecimento do urânio em nosso País, não necessitemos mais de que ele seja feito no exterior, garantindo autonomia energética brasileira.

Houve também, Sr. Presidente, o lançamento do petroleiro Sérgio Buarque de Holanda, a terceira embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota. É a reativação da indústria naval brasileira, a partir das encomendas da TRANSPETRO. Por isso mesmo, quero parabenizar a Presidente da PETROBRAS, Graça Foster, e o Presidente da TRANSPETRO, Sérgio Machado, por essas importantes conquistas.

Nosso País está enfrentando a crise e os desafios do desenvolvimento. Estamos, de fato, construindo um novo País, com maior autonomia, com maior capacidade industrial e com um grande mercado consumidor.

Esse é o nosso futuro, e vamos continuar avançando.

Muito obrigado, Sr. Presidente.