POSICIONAMENTO DO ORADOR COM RELAÇÃO AO ANUNCIADO LANÇAMENTO, PELO PSDB, DE PROGRAMAS DE GOVERNO SOB O LEMA SIM, NÓS CUIDAMOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 312.1.54.O Hora: 16h36 Fase: BC Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 08/11/2011 Sumário Posicionamento do orador com relação ao anunciado lançamento, pelo PSDB, de programas de governo sob o lema Sim, nós cuidamos. O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados, o jornal Folha […]

8 nov 2011, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 312.1.54.O Hora: 16h36 Fase: BC
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 08/11/2011

Sumário

Posicionamento do orador com relação ao anunciado lançamento, pelo PSDB, de programas de governo sob o lema Sim, nós cuidamos.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador) – Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados, o jornal Folha de S.Paulo relata reunião realizada ontem, no Rio de Janeiro, onde foi lançado o lema do PSDB para seus programas de governo: “Yes, we care”. Ou seja, “sim, nós cuidamos”, imagino eu, do povo brasileiro.
Preocupo-me bastante com essa preocupação em cuidar do povo. Entre as medidas propostas estão a retomada das privatizações no Brasil; o fim do crédito subsidiado do BNDES, o que fará com que todos tenham que se submeter aos juros de mercado; a elevação da idade mínima para aposentadoria, considerada muito baixa; e, por fim, que o SUS – Sistema Único de Saúde, passe a cobrir as despesas médicas de quem tem plano de saúde privado.
Então, essas medidas não são realmente no sentido de cuidar dos problemas do povo brasileiro. Acredito que o PSDB deveria, isto sim, apoiar medidas como as que hoje foram anunciadas pela nossa Presidenta Dilma Rousseff, no lançamento do Programa Saúde em Casa, que vai garantir às pessoas doentes tratamento em casa, com acompanhamento de médicos e enfermeiros, com toda a atenção.
Quero ressaltar, Sr. Presidente – e V.Exa. é um defensor da redução das tarifas de energia elétrica -, que está prevista no Programa Saúde em Casa, conforme dispõe a Lei nº 12.212, de 2010, a Lei da Tarifa Social de Energia Elétrica, de cujo projeto fui Relator na Câmara dos Deputados, a possibilidade de redução de tarifas para as pessoas que estiverem em tratamento médico na própria casa. Isso vai garantir redução dos custos para todo o sistema de saúde, não só para as pessoas tratadas na própria casa, além de proporcionar mais conforto àqueles que sofrem com doenças.
Acredito, Sr. Presidente, que o PSDB, em vez de dizer “we care” – aliás, acho que o povo não entende direito o que significa a frase -, deveria apoiar as medidas do Governo da Presidente Dilma Rousseff, que estão fazendo bem ao Brasil. S.Exa., sim, está cuidando do povo brasileiro.
Muito obrigado.