SOBRE A VENDA DE AERONAVES PARA O PERU

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ao cumprimentar V.Exas., quero relatar o esforço que vem sendo feito pelo Governo brasileiro, em particular pelo Ministério da Defesa, para a venda de 12 aviões do modelo Super Tucano para o Peru, por 180 milhões de dólares e mais […]

3 mar 2011, 08:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 29 segundos

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ao cumprimentar V.Exas., quero relatar o esforço que vem sendo feito pelo Governo brasileiro, em particular pelo Ministério da Defesa, para a venda de 12 aviões do modelo Super Tucano para o Peru, por 180 milhões de dólares e mais a modernização de 20 aviões Tucanos que já fazem parte da frota peruana, ao custo de 60 milhões.

É importante relatar que estamos numa disputa muito grande nessa venda de aviões da EMBRAER com aviões coreanos. Esse esforço que o Governo tem feito para que essa venda aconteça é exatamente no sentido de integrarmos, cada vez mais, o Sistema de Vigilância da Amazônia, de forma a que todas as Forças Armadas da América do Sul tenham condições operacionais comuns.

Nesse sentido, eu gostaria de apelar a esta Casa no sentido de que aprove rapidamente o Tratado da UNASUL – União de Nações Sul-Americanas. Esperamos que essa matéria seja incluída na pauta da próxima semana.

Da mesma forma, achamos necessário que o Executivo remeta a esta Casa projeto de lei da Empresa Nacional Estratégica de Defesa, que faz parte da estratégia nacional de defesa. É importantíssimo criarmos um conjunto de empresas que atendam à Defesa Nacional.

Por fim, Sr. Presidente, comunico a esta Casa que estamos recolhendo assinaturas para a reinstalação da Frente Parlamentar de Defesa Nacional, que, no mandato passado, foi presidida pelo Deputado Raul Jungmann. Queremos que seja reinstalada exatamente para que possamos ter ações efetivas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de implementar a estratégia nacional de defesa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.