APOIO À MP Nº 511/2010 SOBRE A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO BNDES E O FINANCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO DO TREM DE ALTA VELOCIDADE RJ-CAMPINAS

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 190.4.53.O Hora: 15h6 Fase: PE Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 10/11/2010 Sumário Agradecimento ao povo do Estado de São Paulo pela recondução do orador à Casa. Saudações aos Parlamentares reeleitos. Apoio à Medida Provisória nº 511, de 2010, sobre a sustentabilidade econômico-financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e […]

10 nov 2010, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 19 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 190.4.53.O Hora: 15h6 Fase: PE
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 10/11/2010

Sumário

Agradecimento ao povo do Estado de São Paulo pela recondução do orador à Casa. Saudações aos Parlamentares reeleitos. Apoio à Medida Provisória nº 511, de 2010, sobre a sustentabilidade econômico-financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e o financiamento da construção do Trem de Alta Velocidade – TAV, no trecho Rio de Janeiro-Campinas.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, este é o primeiro pronunciamento que faço após as eleições e gostaria de aproveitar para agradecer à população de São Paulo, que me recebeu sempre com carinho e alegria e me possibilitou o novo mandato que se iniciará em 1º de fevereiro.

Gostaria também de cumprimentar todos os Deputados desta Casa, sobretudo aqueles que trabalharam, batalharam e, participando deste grande momento democrático, que reafirmou o Brasil como uma das maiores democracias do mundo com uma eleição absolutamente livre, competitiva, em que todos puderam manifestar livremente suas opiniões, conseguiram os votos necessários à reeleição.

Gostaria também, Sr. Presidente, de utilizar a tribuna hoje para defender a Medida Provisória nº 511, que possibilita recursos para que o BNDES financie o investimento do Trem de Alta Velocidade e garanta os eventuais riscos do empreendimento.

Por meio dos jornais, muitos têm feito oposição a esse grande projeto, que vai viabilizar a circulação na Região Sudeste do Brasil, ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas e os Aeroportos de Guarulhos e Viracopos, fazendo com que a população brasileira volte a contar com o transporte ferroviário de passageiros.

A privatização da malha ferroviária, responsável pela extinção do trasnsporte ferroviário de passageiros, foi um verdadeiro desastre em nosso País, porque, além de acabar com o trem de passageiros, deu pouquíssimas responsabilidades às concessionárias, que hoje cobram um frete extremamente alto, que encarece os nossos produtos de exportação, em particular os agrícolas.

Com O Trem de Alta Velocidade, não apenas vamos fazer a ligação dessas 3 importantes cidades, mas também das cidades intermediárias – provavelmente São José dos Campos, Jacareí, Jundiaí, Volta Redonda, Aparecida – que serão atendidas por esse trem, um meio moderno de locomoção.

Vamos, também garantir que o inchaço urbano que hoje ocorre nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro seja distribuído de forma mais homogênea ao longo dessa linha.

Portanto, devemos aprovar a Medida Provisória nº 511, porque ela garante o desenvolvimento e a tecnologia nacionais.
Muito obrigado, Sr. Presidente.