AVANÇOS SOCIOECONÔMICOS DO BRASIL E CRESCIMENTO DO PIB

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 131.4.53.O Hora: 17h8 Fase: GE Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 08/06/2010 Sumário Crescimento do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2010. Avanços socioeconômicos do Brasil. O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente, Deputado Inocêncio Oliveira. Agradeço também […]

8 jun 2010, 08:00 Tempo de leitura: 2 minutos, 52 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 131.4.53.O Hora: 17h8 Fase: GE
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 08/06/2010

Sumário

Crescimento do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2010. Avanços socioeconômicos do Brasil.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Sr. Presidente, Deputado Inocêncio Oliveira. Agradeço também a todos os colegas que me encaminharam felicitações.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero ressaltar o anúncio do crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2010, que chegou a 2,7% apontando para uma alta de cerca de 11% ao ano. Logicamente, o número será menor, em virtude de acomodação, mas o fato é que o Brasil está desenvolvendo-se. Vimos também o investimento, a formação de capital fixo, que também chegou a 18%. São resultados fantásticos, excelentes, que demonstram a geração de emprego e o crescimento da renda do povo brasileiro.

É importante dizer isto no momento em que assistimos ao início do debate eleitoral. Ontem assistimos também ao anúncio de recursos de R$ 100 bilhões, destinados ao financiamento da safra agrícola, e de mais R$ 16 bilhões para o financiamento da agricultura familiar. Trata-se, portanto, de resultados que temos de saudar.

Esperamos que hoje o Senado Federal vote as leis referentes ao petróleo, para realizarmos a última votação nesta Câmara e darmos o impulso decisivo para que a PETROBRAS promova um grande investimento na prospecção de petróleo, nas indústrias naval e petroquímica.

Esse é um novo cenário a que estamos assistindo no Brasil, e é exatamente isso que a Oposição não quer reconhecer. A Oposição, em vez de debater o futuro, o desenvolvimento do País, quer voltar a fazer o debate pequeno, discutir dossiê, arapongagem, coisas que não importam, que já foram devidamente esclarecidas e até mesmo desmascaradas por depoimentos de pessoas que nisso estariam envolvidas.

Afirmo muito claramente que nossa candidatura e nosso partido não precisam disso. Nós desenvolvemos um trabalho neste País, nós temos o que mostrar, e o povo brasileiro está satisfeito. O povo brasileiro está acompanhando o quanto o Brasil avança, não apenas no setor industrial e no setor de serviços, mas também na agricultura. A população vê o quanto estamos crescendo e expandindo.

É a esse conjunto de ações que queremos dar continuidade. Queremos que o Brasil se mantenha neste rumo, no rumo do desenvolvimento, do crescimento, da distribuição de renda, criando oportunidades para o povo brasileiro, promovendo avanços na educação, por meio da geração de vagas importantes, como as 100 mil vagas nas universidades federais e as 600 mil vagas criadas com o Programa Universidade para Todos. Recursos do FUNDEB também estão auxiliando as Prefeituras a melhorar a educação. É dinheiro direto nas escolas, que já estão recebendo e melhorando suas condições para oferecer um ensino melhor, porque nós vamos precisar num futuro breve de mão de obra qualificada.

E é isto o que o Governo do Presidente Lula vem insistindo em fazer no Brasil: melhorar a qualificação dos nossos trabalhadores por meio de escolas técnicas e de recursos para cursos de qualificação e principalmente para as universidades, porque não existe desenvolvimento sem conhecimento científico, sem conhecimento para todo o povo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.