SOBRE AS INUNDAÇÕES NOS BAIRROS DA ZONA LESTE E A MANUTENÇÃO DO VETO PRESIDENCIAL A ORÇAMENTOS COM INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES EM EMPREENDIMENTOS DA PETROBRAS

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ Sessão: 003.4.53.N Hora: 0h0 Fase: BC Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 09/02/2010 Sumário Registro da participação do orador e de outros parlamentares em manifestação de moradores dos bairros Jardim Romano e Jardim Pantanal, na Zona Leste da cidade de São Paulo, inundados pelas últimas chuvas. Defesa da manutenção do veto […]

9 fev 2010, 08:00 Tempo de leitura: 3 minutos, 56 segundos

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ

Sessão: 003.4.53.N Hora: 0h0 Fase: BC
Orador: CARLOS ZARATTINI, PT-SP Data: 09/02/2010

Sumário

Registro da participação do orador e de outros parlamentares em manifestação de moradores dos bairros Jardim Romano e Jardim Pantanal, na Zona Leste da cidade de São Paulo, inundados pelas últimas chuvas. Defesa da manutenção do veto do Presidente da República a dispositivos do Orçamento Geral da União para 2010 que incluem na lista de obras com indícios de irregularidade graves, quatro empreendimentos da PETROBRAS.

O SR. CARLOS ZARATTINI (PT – SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs Deputados, eu gostaria de comunicar ao Congresso Nacional um fato que ocorreu, ontem, na cidade de São Paulo.

Eu, o Deputado Paulo Teixeira, o Deputado Jilmar Tatto, o Deputado Ivan Valente e o Senador Eduardo Suplicy comparecemos a uma manifestação de moradores dos bairros Jardim Romano e Jardim Pantanal, na Zona Leste da cidade de São Paulo, que estão, há 60 dias, sofrendo com uma inundação permanente, sofrendo com uma situação caótica deixada pela incúria da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, que não mantêm e não operam as condições necessárias para a vazão das águas.

Muito se credita, ou se tenta creditar, esse fato ao volume de chuvas que caem naquela cidade. Efetivamente, é um volume de chuvas bastante alto, mas não é desculpara para que se assista ao abandono desses dois bairros daquela região da cidade de São Paulo.

Perante esse protesto, o que fizeram a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado? A repressão dos trabalhadores e das trabalhadoras que estavam ali presentes, numa tentativa de resolver essa questão silenciando o protesto justo daquelas pessoas. Tenho certeza de que ninguém, neste País, ninguém, neste Congresso, nenhuma das elites suportaria sequer viver um dia com água até o joelho, mas é isso o que vivem aquelas pessoas, essa é a situação que elas vivem ali, enquanto enfrentam os ouvidos surdos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, governados pelo PSDB e pelo DEM, esses mesmos que vêm, hoje, a esta Casa tentar derrubar o veto do Presidente da República, que tenta dar continuidade às obras da Petrobras. Essas obras recebem o maior cuidado possível por conta da Petrobras. Se existe questionamento do Tribunal de Contas, é possível, sim, haver um ajuste para que se resolvam esses questionamentos, mas o que o Presidente Lula fez, ao vetar essa decisão, foi exatamente garantir a continuidade dessas obras, que são obras importantes para os Estados e para o País, obras como a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, obras que vão garantir o desenvolvimento brasileiro, obras que garantem que a Petrobras continue crescendo. Hoje, ela já é a quinta maior empresa petrolífera do mundo, hoje, já é superavitária na balança de comércio exterior, ou seja, hoje, nós exportamos mais do que importamos no setor de petróleo.

É isso, Srªs e Srs. Deputados, é essa radicalização da Oposição, que quer paralisar o País, que faz ouvidos surdos aos reclamos da população, que temos de superar. Por isso, é importante, hoje, essa votação no Congresso Nacional. Este Congresso vai discutir se quer o avanço e o desenvolvimento nacional, se quer dar continuidade a essa política que vem fazendo o nosso Brasil crescer, desenvolver-se e ser um grande País, ou se quer voltar para o atraso, o atraso do subdesenvolvimento, o atraso de impedir que o nosso povo erga a cabeça e seja um povo digno, que se coloca perante todos os outros povos do mundo numa situação de soberania. É isso que queremos, é isso que pretendemos e é isto que queremos aqui, neste plenário do Congresso Nacional hoje: manter esse veto do Presidente da República, exatamente porque é justo e necessário que o Brasil continue se desenvolvendo.

Queremos repudiar toda forma de repressão contra o povo. Vivemos numa democracia, em que é importante o diálogo. Ninguém, naquela manifestação de ontem, pretendia qualquer ato de violência, mas, sim, que a população fosse ouvida e que as autoridades discutissem com o povo para encontrar uma solução para um problema que aflige milhares de pessoas.

Sr. Presidente, Srs. Deputados e Srs. Senadores, Srªs Senadoras e Srªs Deputadas, queremos a dignidade do nosso povo e o avanço do povo brasileiro.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Marco Maia) – Obrigado, Deputado Carlos Zarattini.