Combate à violência: Zarattini e Geraldo da Bancada Periférica defendem ampliação da Guarda Metropolitana 

Geraldo da Bancada Periférica destacou as propostas de Guilherme Boulos (Psol), candidato à prefeitura, que coloca os mais pobres no centro das políticas públicas

24 set 2024, 17:21 Tempo de leitura: 2 minutos, 57 segundos
Combate à violência: Zarattini e Geraldo da Bancada Periférica defendem ampliação da Guarda Metropolitana 

A eleição para a prefeitura de São Paulo foi o tema do novo episódio do podcast Papo Reto com o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). O parlamentar recebeu Geraldo da Bancada Periférica, que é candidato a vereador, para discutir soluções para os desafios da maior metrópole da América Latina. Durante a entrevista, ambos criticaram a gestão do atual prefeito Ricardo Nunes, apontando o abandono da cidade e a negligência em relação à população das periferias.

A questão da segurança pública foi abordada por Zarattini que ressaltou o impacto da violência, que deixa os moradores em constante sensação de insegurança. “A segurança pública é um grande problema na nossa cidade. A sensação de insegurança é crescente. As mulheres que saem de madrugada para trabalhar estão sendo as mais prejudicadas com o aumento da delinquência”, disse.

Geraldo da Bancada Periférica destacou as propostas de Guilherme Boulos (Psol), candidato à prefeitura, que coloca os mais pobres no centro das políticas públicas, com foco em áreas como geração de emprego, empreendedorismo, educação, cultura, segurança pública e habitação.

Segundo ele, Boulos defende como solução para barrar o crescimento da violência é a ampliação do efetivo da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM), que hoje é baixo se comparado à extensão territorial e a densidade populacional da capital paulista. “É gritante a falta de segurança nas periferias. Boulos propõe dobrar o efetivo da GCM e ampliar o patrulhamento nas escolas e bairros periféricos, o que ajudará a inibir a criminalidade. É fundamental conscientizar os eleitores sobre a importância de eleger um governo que tenha o povo como prioridade”, afirmou.

Saúde e Educação: Outro ponto crítico abordado pelo parlamentar foi a saúde pública, alvo de reclamações constantes dos paulistanos. Zarattini destacou as longas esperas por exames e consultas especializadas. Segundo Geraldo da Bancada Periférica, Boulos apresentou proposta de criar unidades de “Poupatempo da Saúde” em 16 regiões da cidade. “A ideia é concentrar diversos serviços de saúde em um único local, facilitando o agendamento de consultas e exames, com apoio do governo federal”.

Na avaliação de Zarattini, a educação profissional e o mercado de trabalho também são áreas que precisam de um olhar mais atento do governo municipal. O deputado lembrou da criação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na gestão de Marta Suplicy, que atenderam as periferias e destacou a nova proposta de Boulos de criar os “CEUs Profissões”, que, além da estrutura educacional, ofereceriam capacitação profissional para inserir os jovens no mercado de trabalho.

O convidado

Geraldo Araújo é formado em Direito e vive há 30 anos na cidade de São Paulo. Morador do M’Boi Mirim, ele atua como líder comunitário na periferia de São Paulo e faz parte da Bancada Periférica, um coletivo de líderes comunitários que lutam para melhorar a vida dos moradores dos bairros da periferia de São Paulo. Os integrantes da Bancada Periférica representam diferentes regiões da capital. Compõe a chapa: Geraldo (M’Boi Mirim); Mazinho (Taipas/ Jd. Rincão e Jaraguá); Maria Eliza (Ademar Pedreira); Luizão (Vila das Belezas); Sandra (Campo Limpo), Mestre Moisés (Jaçanã e Jd.Felicidade); Ritinha (Capão Redondo); Nelson (S. Miguel, Pt. Rasa e Vila Curuça); Tereza Arrais (Butantã).

Assista o episódio completo: