O deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) esteve com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para buscar apoio para proposta de retorno de financiamento de veículos para taxistas e motoristas do transporte escolar.
O parlamentar levantou questões sobre o formato do financiamento, especialmente quanto ao índice de correção do financiamento, para que de fato tragam benefícios maciços à categoria. Atualmente, a modalidade não está aberta. “Queremos taxas e condições mais competitivas para que os taxistas possam renovar a frota de veículos. Com essa medida, vamos aquecer a indústria automobilística, que se tiver a demanda aumentada vai gerar mais empregos e movimentar a economia”.
Zarattini já esteve no Banco do Brasil, responsável pela linha de crédito, e no Ministério do Trabalho para falar do crédito.
Carro elétrico – Zarattini também apresentou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma proposta para que o banco abra linha crédito especial para a compra de carros elétricos pelos profissionais que atuam como taxistas.
Segundo o parlamentar, o presidente do BNDES, Aloisio Mercadante, recebeu o pedido e prometeu analisar. “Queremos uma linha de crédito mais barata para que os taxistas possam comprar carros elétricos. Essa é uma demanda do próprio sindicato da categoria de São Paulo. Essa uma é ação boa para os motoristas e para o Meio Ambiente”, destacou.