Lula pede intervenção humanitária internacional em defesa das crianças palestinas e israelenses

Lula: "Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo".

11 out 2023, 16:12 Tempo de leitura: 1 minuto, 17 segundos
Lula pede intervenção humanitária internacional em defesa das crianças palestinas e israelenses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo no X (antigo Twitter) ao Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, e a comunidade internacional, para que todos atuem no sentido de evitar “a mais grave violação de direitos humanos” no atual conflito no Oriente Médio que é, a ameaça à integridade física de crianças. Ao pedir uma “intervenção humanitária internacional” para evitar que isso ocorra, Lula defendeu ainda um cessar fogo e disse que o Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, atuará para estabelecer a paz na região. Parlamentares petistas manifestaram total apoio à mensagem do presidente.

“Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo. É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra”, escreveu.

O presidente Lula disse ainda que “é urgente uma intervenção humanitária internacional” em defesa “das crianças israelenses e palestinas”. “O Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. E continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo”, avisou o presidente brasileiro.

Reportagem: Héber Carvalho