Zarattini garante apoio a projeto social que viabiliza transformação de lixões em espaços de cultura

Zarattini levou os idealizadores do programa, Ionilton Gomes de Aragão e Valmir Gomes de Aragão, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para solicitar apoio do governo federal no fortalecimento e ampliação da iniciativa

12 jul 2023, 18:16 Tempo de leitura: 1 minuto, 56 segundos
Zarattini garante apoio a projeto social que viabiliza transformação de lixões em espaços de cultura

O projeto social Varre Vila, que transforma lugares que são utilizados para descarte irregular de lixo e entulhos nas periferias, em espaços de cultura, recebeu o apoio do deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP).

O parlamentar, que está no seu quinto mandato, tem sua trajetória marcada por ações parlamentares em defesa do fortalecimento das atividades culturais e proteção ambiental. Para ampliar a atuação do Varre Vila nas periferias de São Paulo, Zarattini levou os idealizadores do programa, Ionilton Gomes de Aragão e Valmir Gomes de Aragão, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para solicitar apoio do governo federal no fortalecimento e ampliação da iniciativa. A ideia é que o trabalho seja levado para bairros periféricos de outras cidades do país.

“Um dos pilares do meu mandato é o apoio aos projetos de proteção e educação ambiental, criação de hortas comunitárias e ações de descarte responsável de lixo. Tudo isso reflete no meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas nas periferias. Por isso, o Aragão e o Valmir podem contar comigo, sei da importância do Varre Vila para as comunidades. A gente precisa incentivar ações como esse projeto desenvolvido por eles”, disse Zarattini.

O Ionilton Aragão conta que há 10 anos deu início ao Varre Vila. Em parceria com a comunidade, o projeto social foi transformando pontos de descarte irregular de entulho e lixo em espaços de cultura e lazer nas comunidades. “A ideia do projeto é fazer a gestão de resíduos sólidos de forma comunitária e promover a educação ambiental. Entre as atividades do projeto estão: a adequação do processo de varrição local; a transformação dos pontos viciados de lixo e entulho; a sensibilização e educação ambiental da comunidade; a requalificação de espaços públicos”, explica.

A ação promovida pelo Varre Vila foi elogiada pelos representantes da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental. O secretário Adalberto Maluf se comprometeu a visitar o projeto e avalia a possibilidade do Ministério patrocinar a ampliação do programa.

Assista ao vídeo: