O vice-líder do governo Lula no Congresso, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), assegurou que lutará, na sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira, 12, pela derrubada do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro ao projeto de eficiência energética. Com o veto, o país fica impossibilitado de colocar mais recursos em programas do setor elétrico como a substituição de equipamentos como lâmpadas, chuveiros e geladeiras mais eficientes para famílias de baixa renda ou investir em energia solar.
Em seu discurso, o parlamentar destacou que a redução nos valores investidos impactará diretamente na implementação do seu Projeto de Lei, que foi aprovado e virou Lei, que destina esses recursos para a instalação de painéis de energia solar em prédios públicos, produzindo energia para a população de baixa renda. “Nós, inclusive, estivemos com o ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira] para discutir o programa e fazer chegar à população de baixa renda esse importante avanço tecnológico que é a energia fotovoltaica, a energia solar. Mas para isso precisamos derrubar o veto”, declarou.
O parlamentar acrescenta que o projeto de eficiência energética foi aprovado há dois anos, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro não quis implementar. “Derrubando esse veto, nós vamos ter recursos para fazer novos projetos de eficiência energética e baratear o custo na conta de luz para o povo”, concluiu.
Veja o vídeo: