O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pretende avançar nas privatizações e um dos principais alvos é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e linhas do metrô.
Para tentar impedir a entrega do sistema de transporte para a iniciativa privada, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) esteve reunido na quinta-feira, 29, com lideranças e trabalhadores, e anunciou a criação de um comitê de luta contra a desestatização dos serviços de transportes. “Nossa luta é contra a privatização e por um transporte de qualidade, a preço acessível para a população. Não podemos aceitar essas privatizações porque elas significam o sucateamento total do sistema”.
O parlamentar, que foi secretário de Transportes de São Paulo, ressalta que a privatização gera queda na qualidade do serviço, aumento de preço e insegurança no sistema. “No Rio de Janeiro, a concessão já está em processo de devolução. Em Belo Horizonte foi feita a privatização da CBTU [Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte]. Em todos esses casos com aumento também do custo do sistema”, pontuou.
Zarattini alertou que a mobilização social é fundamental para exigir que não haja o desmonte do sistema de transportes proposto pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas. “Precisamos reverter o que já foi privatizado, denunciar isso. Vamos derrotar Tarcísio, vamos impedir a privatização e, muito em breve, voltar com estatização das linhas que foram privatizadas”, concluiu.
Veja aqui o discurso completo: