O vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), comemorou a aprovação, no Senado Federal, do projeto de lei 1085/2023, que cria medidas para garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função.
Segundo estudo do Banco Mundial, de 2018, o Produto Interno Bruto (PIB) de uma nação eleva quando há redução da diferença salarial e a equiparação pode melhorar a economia dos países em 3,3 pontos percentuais.
“Essa nova legislação vai garantir avanço econômico, civilizatório e reparação histórica da nossa sociedade. O Brasil precisa garantir igualdade!”
Zarattini destacou que o projeto de lei, que foi encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente da República, é mais uma promessa de Lula sendo cumprida. “É inadmissível essa desigualdade. Lula prometeu na campanha lutar por respeito e igualdade de direitos. Agora, ele está cumprindo mais uma promessa. Chega de exploração das trabalhadoras brasileiras”, enfatizou.
O Ministério das Mulheres informou que as trabalhadoras da iniciativa privada e integrantes do governo federal serão ouvidas durante a regulação da lei, que será implementada em ação conjunta entre o Ministério das Mulheres, Ministério do Trabalho e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Veja o post: