Governo Lula está trabalhando por um sistema energético mais eficiente, anuncia Zarattini

"Nós queremos energia mais barata e mais limpa para que nosso país possa, de fato, ter o meio ambiente preservado"

4 maio 2023, 10:00 Tempo de leitura: 1 minuto, 25 segundos
Governo Lula está trabalhando por um sistema energético mais eficiente, anuncia Zarattini

Em discurso na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 03, o vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), declarou que o governo federal está no rumo certo no que diz respeitos às políticas e ações no setor energético. A fala foi feita durante audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira de Oliveira, na qual foram apresentadas as propostas e programas do ministério para 2023.

“Nós queremos energia mais barata e mais limpa. É esse binômio que precisa ser atendido porque nós, como um país que tem abundância energética, temos todas as condições de atender esses dois princípios – energia mais barata e energia limpa – para que nosso país possa, de fato, ter o meio ambiente preservado. Nós, aqui nesta Casa, trabalhamos muito nesse sentido”, acrescentou o parlamentar.

Zarattini destacou que foi autor do projeto da Tarifa Social de Energia Elétrica, das mudanças na tabela da Tarifa Social para ampliar o número de beneficiados e acabar com a burocracia e trabalhou para aprovação da gratuidade da tarifa de energia para famílias de baixa renda de até 70 quilowatts.

Durante sua fala, o parlamentar que é membro histórico da CME e autoridade na questão energética, defendeu que é necessário discutir a possibilidade de utilizar o gás e a mineração do fosfato para o agronegócio. O parlamentar comentou que impressiona o fato de tantos deputados falarem sobre agronegócio na Casa, porém não se fala da questão dos fertilizantes, dos quais o país é dependente.