Zarattini quer explicações da ABIN sobre compras de produtos de espionagem sem licitação

Nos últimos anos, os gastos com tecnologias de espionagem aumentaram de forma considerável. As compras alcançaram cifras milionárias sem nenhuma informação pública da ABIN sobre os procedimentos e necessidade da aquisição das ferramentas

28 abr 2023, 12:42 Tempo de leitura: 1 minuto, 7 segundos
Zarattini quer explicações da ABIN sobre compras de produtos de espionagem sem licitação

O vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), apresentou requerimento na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) para que o diretor-geral em exercício da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) preste esclarecimentos sobre a compra de aparatos e programas de espionagem realizados pela ABIN nos últimos seis anos com licitação e sem licitação.

No requerimento, Zarattini destacou que segundo reportagens veiculadas pela imprensa, a ABIN gastou milhões de reais com a compra de aparatos e programas de espionagem, especialmente sem licitação e sem divulgar o nome dos fornecedores contratados sob a alegação que as informações podem comprometer “a segurança nacional”. Os procedimentos foram adotados nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro.

“Nos últimos anos, os gastos com tecnologias de espionagem aumentaram de forma considerável. As compras alcançaram cifras milionárias sem nenhuma informação pública da ABIN sobre os procedimentos e necessidade da aquisição das ferramentas”, pontua o documento apresentado à CCAI.

A primeira reunião da CCAI desta legislatura está prevista para ocorrer na próxima terça-feira, 2. Na ocasião deverão ser instalados os trabalhos da CCAI e haverá posse da presidência e vice-presidência da Comissão.

Veja aqui o documento apresentado na íntegra: