Lula assina projeto de lei para estabelecer o Piso Nacional da Enfermagem

PLN que vai garantir custeio do piso para os profissionais da saúde deve ser votado na próxima semana pelo Congresso Nacional

19 abr 2023, 11:50 Tempo de leitura: 1 minuto, 38 segundos
Lula assina projeto de lei para estabelecer o Piso Nacional da Enfermagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na noite desta terça-feira, 18, o Projeto de Lei do Congresso (PLN) para garantir o piso salarial dos profissionais da saúde no Brasil.  A previsão é de que o PLN seja votado pelo Congresso Nacional na próxima semana. Ao todo, serão investidos R$ 7,3 bilhões.

A garantia do piso salarial da enfermagem é uma luta que se arrasta desde 1989. Em dezembro de 2022, com mais de 400 votos favoráveis em dois turnos de votação, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê recursos financeiros para o pagamento do piso.

A PEC foi aprovada com 423 votos a favor a 13 contra no primeiro turno, e 413 votos favoráveis a 13 contrários na segunda rodada de votação.

Os profissionais beneficiados serão os de enfermagem, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, de entidades filantrópicas e de prestadores de serviço com atendimento mínimo de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o evento, a ministra da Saúde Nísia Trindade ressaltou o compromisso do presidente Lula com Sistema Único de Saúde (SUS) e com a valorização da categoria da enfermagem e dos vários profissionais que atuam no campo da enfermagem.

A coordenadora do Setorial Nacional de Saúde do PT, Eliane Cruz, celebra a assinatura do PLN: “Nosso presidente Lula fortalece o SUS e reconhece a importância do trabalho em saúde com o projeto para a definitiva implantação do piso da enfermagem”.

Publicado no site do PT e republicado neste site