Durante entrevista para o Jornal da Fórum no YouTube, o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP) criticou a decisão do Comitê de Política Econômica do Banco Central (Copom) de manter a taxa básica de juros brasileira (Selic) em 13,75%. Na avaliação do parlamentar, que é economista formato pela USP, a continuidade das taxas vai impedir “o crescimento econômico e também enfraquece a economia popular”.
O Brasil tem hoje a maior taxa de juros real do mundo. “Esses juros exorbitantes ajudam a manter os lucros do capital financeiro, dos especuladores, dos rentistas que não produzem nada e lucram com o endividamento das famílias. Além disso, os juros estratosféricos massacram o poder de compra do trabalhador”, criticou Zarattini.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem criticando o Banco Central e o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, pela decisão de manter as taxas de juros altas. Segundo Zarattini, Lula está correto em cobrar mudanças. “Enquanto o Lula trabalha pela retomada da atividade industrial e do crescimento econômico, com intuito de gerar emprego e distribuição de renda para o povo, o Banco Central boicota o país”.
Veja a seguir entrevista na íntegra