Lula reinstala Conselho de Segurança Alimentar nesta terça-feira

Consea volta a funcionar com os mesmos integrantes que o compunham quando Jair Bolsonaro o extinguiu, em 2019. Para celebrar o retorno, banquetaços foram realizados em todo o Brasil nesta segunda (27)

27 fev 2023, 18:19 Tempo de leitura: 2 minutos, 19 segundos
Lula reinstala Conselho de Segurança Alimentar nesta terça-feira
Retomada do Consea é prova do compromisso de Lula com uma mesa farta para todos os brasileiros (Foto: Rafael Zart/MDS)

Consea volta a funcionar com os mesmos integrantes que o compunham quando Jair Bolsonaro o extinguiu, em 2019. Para celebrar o retorno, banquetaços foram realizados em todo o Brasil nesta segunda (27)

Órgão essencial para que o Brasil saísse do Mapa da Fome, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) volta a funcionar nesta terça-feira (27). 

Em cerimônia marcada para as 11h, no Palácio do Planalto (a transmissão do evento será disponibilizada abaixo pouco antes do início), o presidente Lula assina o decreto que reinstala o conselho com os mesmos membros que o integravam em 1º de janeiro de 2019, quando foi extinto por Jair Bolsonaro.

O resultado da falta de compromisso de Bolsonaro com o combate à fome é amplamente conhecido: o Brasil voltou ao Mapa da Fome, tendo hoje 33 milhões de pessoas famintas e mais da metade de sua população em insegurança alimentar.

Com a reinstalação do Consea, a Presidência da República volta a contar com a assessoria da sociedade civil nas ações de combate à fome e promoção da alimentação de qualidade no Brasil. Os membros ajudam a construir e a monitorar a execução de políticas públicas voltadas para esse tema.

“O Consea é um espaço que reúne a sociedade civil e diferentes setores do governo. Isso faz com que o governo tenha uma oportunidade única, que é chegar mais perto de uma diversidade de realidades, de problemas, mas também de soluções”, explicou, em entrevista à TV Fórum (assista no fim da matéria), a presidenta do Consea, a nutricionista e professora da Universidade de Brasília (UnB) Betta Recine.

Segundo Recine, que é também integrante do Painel de Especialistas de Alto Nível do Comitê de Segurança Alimentar Mundial da ONU, o Consea será formado por 20 integrantes do governo e 40 membros da sociedade civil, incluindo representantes dos povos indígenas, da população negra, das pessoas em situação de rua, dos catadores de materiais recicláveis e de gente do campo e da cidade, entre outros.

Banquetaço em todo o Brasil

Para celebrar a retomada das atividades do Consea, diversas organizações sociais realizaram, nesta segunda-feira (27), um banquetaço em mais de 40 cidades do Brasil.

O primeiro Banquetaço Nacional ocorreu justamente em 27 de fevereiro de 2019, como forma de protesto contra a extinção do Consea. 

Agora, conselheiros, pesquisadores, cozinheiros, chefs de cozinha, plantadores, coletores, ativistas e artistas se juntaram, mais uma vez, para distribuir refeições e informações, mas em um clima de festa e celebração. 

Publicado no site Partido dos Trabalhadores e replicado neste canal.