Grupo Parlamentar de Brasil-Itália fortalece as relações entre os dois países

Em entrevista exclusiva ao Diplomacia Business, o deputado Carlos Zarattini fala sobre o Grupo Parlamentar Brasil Itália.

2 ago 2022, 11:20 Tempo de leitura: 3 minutos, 44 segundos
Grupo Parlamentar de Brasil-Itália fortalece as relações entre os dois países

Estreitar as relações culturais, comerciais e políticas entre brasileiros e italianos é o principal objetivo do grupo 

Arquivo Câmara dos Deputados

Desde fevereiro do ano passado, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) preside o Grupo Parlamentar Brasil Itália, na Câmara dos Deputados. Parlamentar de quarto mandato, Zarattini é descendente de italianos e já ocupou o cargo em 2016.

Em entrevista exclusiva ao Diplomacia Business, o deputado Carlos Zarattini fala sobre o Grupo Parlamentar Brasil Itália e assuntos como a PEC 34/2021 que garante aos deputados e senadores ocupar cargo de embaixador sem perderem o mandato. “Sou contrário a essa PEC porque ela desvirtua a carreira diplomática. A carreira diplomática tem que garantir a atuação de pessoas que aprofundam o conhecimento do ponto de vista das relações internacionais, das relações comerciais entre países. Muitas vezes, o político não tem o conhecimento disso”

Diplomacia Business – Há quanto tempo foi instalado esse grupo e com quais objetivos?

Carlos Zarattini (PT/SP), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália – O grupo foi criado em 1979. Seu objetivo principal é promover o relacionamento diplomático entre o parlamento brasileiro e o parlamento italiano. Da mesma forma que aqui existe o Grupo Brasil Itália, lá existe o Grupo Itália Brasil e a nossa correspondência é muito importante e é a chamada diplomacia parlamentar.

A União Europeia continua pressionando a Itália para aumentar as restrições à entrada legal dos brasileiros no continente?

Deputado Carlos Zarattini – Existe uma série de restrições para a entrada de imigrantes na Itália e na Europa como um todo. São leis da comunidade europeia, que alguns países acabam dificultando ainda mais. A Itália sempre recebeu os brasileiros bem, especialmente os brasileiros de origem italiana. Então, em relação aos brasileiros, a gente não tem sentido muito esse problema, mas evidentemente essa dificuldade de migração precisa ser resolvida. Nós não podemos ter no mundo a possibilidade de migração só para quem é rico, só para quem tem muito dinheiro. Todos os povos têm que ter o direito de migrar e serem bem recebidos em todos os países.

Quais são as prioridades do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil Itália?

Deputado Carlos Zarattini – A prioridade do grupo Parlamentar Brasil Itália nesse momento tem sido de buscar soluções para as crises que vêm vivendo tanto a Itália quanto o Brasil por conta da pandemia, por conta da guerra da Rússia contra a Ucrânia, enfim de todas as consequências desses eventos que afetaram muito os povos do Brasil e da Itália. Nós vamos buscar agora, num próximo momento aperfeiçoar e intensificar o relacionamento comercial entre o Brasil e a Itália, inclusive a possibilidade de indústrias e empresas brasileiras se instalarem na Itália e vice-versa, indústrias italianas se instalarem no Brasil

Como o sr. se posiciona frente a PEC 34/2021 sobre a possibilidade de deputado e senador ocupar cargo de embaixador sem perder o mandato?

Deputado Carlos Zarattini – Sou contrário a essa PEC porque ela desvirtua a carreira diplomática. A carreira diplomática tem que ter sempre garantida a atuação de profissionais da área, de pessoas que aprofundam o conhecimento do ponto de vista das relações internacionais, das relações comerciais entre países. Muitas vezes, o político não tem o conhecimento disso. Então, é necessário que a gente aperfeiçoe esse trabalho. Evidentemente que os políticos possam ter acesso e discussão com os profissionais da diplomacia para que eles também tenham compreensão política do que se desenvolve na cabeça dos políticos e dos governantes.

O sr. é descendente de italianos? Qual é a sua ligação com a Itália?

Deputado Carlos Zarattini – Minha família é de origem italiana, de Vêneto. Eu já pude ir diversas vezes ir a Itália e conhecer muitas coisas lá, principalmente conhecer a cultura italiana, cultura essa que se manifesta não só na cultura propriamente dita tradicional, o cinema, o teatro, a música, mas também na culinária. Quem é que não conhece a culinária italiana? Então a minha vida, principalmente em São Paulo, é muito cercada dessa cultura e isso muito me orgulha.

Matéria publicada originalmente no site Diplomacia Business e replicada neste canal