“O Brasil precisa de urgência para recuperar o emprego e a qualidade de vida do povo”, diz Lula

Em entrevista na manhã de hoje ao portal UOL, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa de urgência para recuperar o emprego e a qualidade de vida do povo.

27 jul 2022, 15:39 Tempo de leitura: 2 minutos, 4 segundos
“O Brasil precisa de urgência para recuperar o emprego e a qualidade de vida do povo”, diz Lula

O ex-presidente disse que retomará programas como Minha Casa Minha Vida, PAC e Bolsa Família, e convocará governadores para que indiquem, em janeiro, obras prioritárias que terão início antes do Carnaval

Em entrevista na manhã de hoje ao portal UOL, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa de urgência para recuperar o emprego e a qualidade de vida do povo. Lula citou o também ex-presidente Juscelino Kubistcheck para dar a dimensão das necessidades do país.

“São quatro anos em que a gente pretende fazer aquilo que o Juscelino fez, cinquenta em cinco, nós vamos tentar fazer 40 em quatro porque o Brasil precisa de muita urgência para recuperar seu emprego e a qualidade de vida do povo”.

Na conversa com os jornalistas Kennedy Alencar, Alberto Bombig e Carla Araújo, o ex-presidente defendeu a volta do PAC e de programas sociais extintos e voltou a dizer que, num dos primeiros atos de um eventual novo mandato vai convidar os 27 governadores para que eles indiquem as três principais obras de infraestrutura de cada estado, envolvendo educação e saúde, para que elas comecem ainda antes do Carnaval.

Lula afirmou também que vai retomar os programas que foram sucesso nos governos petistas, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Sobre o principal programa de habitação do país, Lula destacou o subsídio dado a famílias de baixa renda e a construção de 4 milhões de unidades residenciais.

“O Minha Casa Minha Vida é programa que precisa ser retomado. Pode ser aperfeiçoado, mas foi o mais importante programa habitacional feito nesse país. Levava em conta as pessoas que não podiam pagar e a gente subsidiava. Foram mais de quatro milhões de casa”, disse lamentando que o programa tenha sido extinto pelo atual governo e substituto pelo chamado Casa Verde Amarela.  “O povo deve ter liberdade de escolher a cor que quiser para sua casa”, afirmou.

O ex-presidente também ressaltou a importância de retomada do Bolsa Família, com os parâmetros que tinha de exigir contrapartidas relacionadas à manutenção das crianças na escola e atendimento das agendas de saúde pública, como vacinação. Lula defendeu R$ 600 para o programa e se considerar o número de pessoas por família.

Matéria postada originalmente no site lula.com.br e replicada neste canal.