Parlamentares pedem ida de Guedes e ex-presidente da Petrobras à Câmara para debater crise dos combustíveis

Paulo Guedes será convocado para discutir os impactos da política de preços dos combustíveis na Câmara. O pedido de convocação é de autoria dos deputados Zarattini (PT-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

20 jun 2022, 20:18 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
Parlamentares pedem ida de Guedes e ex-presidente da Petrobras à Câmara para debater crise dos combustíveis

Os deputados federais Carlos Zarattini (PT-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentaram um pedido de requerimento para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seja convocado para discutir a política de preços da Petrobras e seus impactos. O pedido foi apresentado no âmbito da Comissão de Minas e Energia da Casa. A mesma solicitação foi feita em relação ao ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida. Sachsida, no entanto, já irá nesta terça-feira à Comissão como convidado debater o tema.

Além disso, os parlamentares apresentaram um convite para que o ex-presidente da Petrobras José Mauro Ferreira Coelho vá à comissão falar sobre sua gestão na empresa. Ele pediu demissão do cargo nesta segunda-feira, após a pressão de Bolsonaro, devido ao novo reajuste dos combustíveis.

Nos requerimentos dirigidos a Sachsida e Guedes, os parlamentares apontam a equiparação dos preços internacionais dos combustíveis e a privatização das refinarias como responsáveis pela altas sucessivas dos combustíveis. Eles afirmam que “o aumento descontrolado de preços dos derivados estratégicos, como o gás natural e o diesel, estão inviabilizando setores fundamentais da nossa economia, além de afetar massivamente a população, pelo aumento da inflação”.

Os deputados também criticam Bolsonaro por ter mantido a política de equiparação de preços estabelecida no governo Temer e o acusam de “tentar ludibriar a opinião pública demitindo o presidente da Petrobras e o ministro das Minas e Energia”.

Matéria veiculada n’O Globo