Bilionários lucram com a miséria do povo, denuncia Zarattini

Em discurso no plenário da Câmara o deputado Carlos Zarattini denuncia a concentração de renda no mundo, no contexto da pandemia de covid 19.

26 maio 2022, 11:16 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
Bilionários lucram com a miséria do povo, denuncia Zarattini
Arquivo/Câmara dos Deputados

O Deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) é um fervoroso defensor das políticas que buscam tornar a vida do povo melhor e mais barata. Tanto é assim que as leis da Tarifa Social de Energia Elétrica e do Auxílio Gás são de sua autoria. Para Zarattini, é inaceitável que bilionários sigam obtendo lucros estratosféricos enquanto o povo sofre com a vida cada dia mais difícil.

Nesta semana, no plenário da Câmara, Zarattini questionou o crescimento anormal da riqueza de bilionários durante a pandemia, enquanto a maioria das pessoas ficou mais pobre ou cruzou a linha da miséria. Para o deputado, é fundamental que se pense um novo projeto de distribuição de renda para diminuir as desigualdades no Brasil.

Zarattini apresentou uma pesquisa da ONG OXfam que mostra que nos últimos 2 anos, a cada 30 horas surgiu um novo milionário, nesse mesmo tempo, 1 milhão de pessoas caiu abaixo da linha da pobreza extrema no mundo. “Não podemos aceitar que os mais ricos lucrem com a miséria das pessoas. Importante dizer que essa pesquisa não foi elaborada pela Esquerda, nem por nenhum comunista. São dados apresentados pelo Clube dos Capitalistas e, aqui no Brasil, estamos assistindo a mesma coisa acontecer, uma concentração de renda absurda.”

O parlamentar criticou ainda os lucros obtidos por acionistas da Petrobras que durante o ano de 2021 chegaram a R$ 106 bilhões e defendeu a proposta de uma maior taxação de impostos para bilionários como alternativa para diminuir as desigualdades no país. “Nós precisamos mudar o nosso sistema tributário. Não dá pra continuar sendo um país concentrador de renda como vem sendo, fazendo com que as desigualdades aumentem a cada dia. O Brasil tem que ter distribuição de renda, precisa mudar”.