Zarattini cobra do governo pagamento do Auxílio Gás

Em discurso no Plenário Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) cobrou agilidade do governo federal na regulamentação da Lei 14.237/2021 de sua autoria que criou o Auxílio Gás.

25 nov 2021, 14:08 Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos
Zarattini cobra do governo pagamento do Auxílio Gás
Arquivo Câmara dos Deputados

Em discurso no Plenário Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) cobrou agilidade do governo federal na regulamentação da Lei 14.237/2021 de sua autoria que criou o Auxílio Gás. O programa terá duração de 5 anos e vai conceder desconto de, no mínimo, 50% na compra do botijão de gás para famílias de baixa renda. O governo tem até 60 dias para regulamentar e começar a pagar.

Na avaliação de Zarattini, o benefício precisa ser pago com agilidade. “A situação econômica do Brasil é dramática. As pessoas estão voltando a cozinhar com lenha porque não têm dinheiro para comprar um botijão de gás. O auxílio gás precisa entrar em vigor o mais rápido possível.”

Aumento dos combustíveis – A política de preços da Petrobras, implementada desde o governo de Michel Temer que vincula o preço dos combustíveis no Brasil ao dólar e ao preço no mercado internacional, foi duramente criticada por Zarattini.

O parlamentar que é economista pela Universidade de São Paulo explicou que o aumento constante no valor dos combustíveis e do gás de cozinha está contribuindo para subida da inflação e do custo de vida. “Essa política na Petrobras é criminosa e só serve para enriquecer os acionistas da empresa”.

Assista o discurso na íntegra: