Petistas relembram e exaltam trajetória de lutas do deputado Assis Carvalho, que faleceu no domingo

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), também usou a sua conta no Twitter para manifestar a dor pela perda do companheiro de bancada e da vida. “Hoje é um dia de profunda tristeza com a morte inesperada do deputado federal e presidente do PT do Piauí, Assis Carvalho.

6 jul 2020, 14:35 Tempo de leitura: 10 minutos, 13 segundos
Petistas relembram e exaltam trajetória de lutas do deputado Assis Carvalho, que faleceu no domingo
Foto: Arquivo/PT na Câmara

O Brasil e a Bancada do PT na Câmara dos Deputados ficaram órfãos, nesse domingo (5), de um de seus defensores mais ilustres e ferrenhos na defesa e na construção de um País democrático, soberano e justo, o deputado Assis Carvalho (PT-PI). Consternado com a perda repentina do deputado piauiense, parlamentares do PT usaram as redes sociais para lembrar a trajetória marcante de Assis.

Um dos momentos escolhidos pela bancada para recordar a luta de Assis, que faleceu de infarto no domingo, foi o voto proferido pelo deputado na ocasião da votação na Câmara, do processo de autorização do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016. O fato até hoje é conhecido no Brasil e no mundo como golpe parlamentar, jurídico e midiático aplicado contra a democracia.

“Logo, logo, Eduardo Cunha, você estará pagando por isso, detrás das grades, pelo mal que você fez ao Brasil e ao mundo”, sentenciou Assis Carvalho à época, olhando nos olhos do então presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), que está preso.

Voto do deputado Assis contra o impeachment

Esse legado de luta foi reconhecido pelo líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) que ainda acrescentou: “Causa-nos profunda consternação a morte do deputado Assis Carvalho (PI). O PT e o Brasil perdem um grande brasileiro, destacado em todas as trincheiras em que lutou. E eu perco um querido amigo, de quem fui testemunha da garra e do cuidado com todos nós. Obrigado, Assis”, escreveu o líder petista em sua conta no Twitter.

A presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR) escreveu: “Aguerrido e combativo nosso deputado Assis Carvalho! Inesquecível seu voto contra o golpe dado no processo escandaloso contra a presidente Dilma. Viva Assis! Presente sempre!”.

Amigos de longas datas, a notícia da morte de Assis Carvalho, deixou o líder da Minoria na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) desolado. “Uma dor insuportável! A partida do amigo Assis Carvalho nos deixa um vazio infinito. Amigo, solidário, sincero e defensor das causas do povo do Piauí vai fazer muita falta. Minha solidariedade à família e aos amigos deste grande homem, que deixa um legado de defesa dos direitos dos mais desfavorecidos”.

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), também usou a sua conta no Twitter para manifestar a dor pela perda do companheiro de bancada e da vida. “Hoje é um dia de profunda tristeza com a morte inesperada do deputado federal e presidente do PT do Piauí, Assis Carvalho. PT, o Brasil, Piauí e nós perdemos uma grande pessoa, um companheiro lutador, um ser humano incrível que sempre trabalhou por um Brasil mais soberano e justo. Meu abraço amigo e cheio de tristeza aos familiares e amigos”.

Com esse mesmo sentimento o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) se manifestou: “Perdi um amigo e companheiro de bancada: o deputado do Piauí Assis de Carvalho. Minhas profundas homenagens a um homem de luta!”.

Vaja abaixo mais manifestações dos parlamentares do PT, pelo Twitter:

Paulo Teixeira (SP): “É com profundo pesar que soube do falecimento do nosso colega de bancada Assis Carvalho. Ele defendeu o povo brasileiro com coragem, sabedoria, determinação e compromisso. O Piauí, o Brasil e o PT perderam um grande brasileiro”.

Reginaldo Lopes (MG): “Foi assim, com a bandeira do Brasil em punhos, que Assis Carvalho defendeu a democracia contra o golpe de 2016. Ontem, ele nos deixou mais tristes com sua partida. Era um amigo e um grande companheiro que fará muita falta”.

Rui Falcão (SP): “É com bastante tristeza que recebo a notícia de falecimento do grande companheiro de luta, o deputado federal Assis Carvalho. Minha solidariedade aos familiares, amigas e amigos por esta inestimável perda”.

João Lula Daniel (SE): “Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento do amigo deputado Assis Carvalho (PT-PI). Companheiro aguerrido na luta em defesa da democracia e dos trabalhadores e brilhante colega no Parlamento. Recentemente articulávamos debates e ações em defesa do Nordeste”.

Rogerio Correia (MG): “Assis Carvalho, meu colega de bancada e companheiro na luta em defesa do povo brasileiro, partiu na noite de ontem. O Partido dos Trabalhadores, o Piauí e o Brasil se despedem de mais um guerreiro. Aos familiares e amigos meu fraterno abraço”.

Maria do Rosário (RS): “O PT na Câmara e o PT Brasil estão em luto pela perda do companheiro Assis Carvalho. O falecimento de um amigo nos move para mais solidariedade à todas as famílias enlutadas no Brasil na perda de seus entes queridos”.

Paulo Guedes (MG): “Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do companheiro de lutas e amigo, deputado Assis Carvalho. Seu legado em defesa dos direitos do povo será para sempre uma inspiração para todos nós. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e todos os companheiros do Piauí”.

Leonardo Monteiro (MG): “Assis Carvalho nos deixou hoje! O Piauí perde uma representação valorosa; nosso Partido perde seu presidente; todos perdem um grande companheiro. Que Deus o receba e conforte sua família!”

Patrus Ananias (MG): “É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento repentino do companheiro Assis Carvalho. Nesse momento de despedida e saudade, deixamos com a família nossos sentimentos sinceros. Fará muita falta nosso companheiro de lutas”.

Frei Anastácio (PB): “Meus mais profundos sentimentos de pesar aos familiares, amigos e correligionários do companheiro deputado federal Assis Carvalho. Foi com muita tristeza que recebemos a notícia de seu falecimento, na tarde deste domingo. Que Deus o tenha em bom lugar”.

Odair Cunha (MG): “Perdemos o amigo e colega de bancada do PT na Câmara, deputado Assis Carvalho. Sempre simpático, solícito e de hábitos simples, Assis era um piauiense aguerrido, defensor das causas sociais e de olhar sensível aos mais necessitados. Uma perda irreparável!”.

José Airton Cirilo (CE): “É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do deputado federal e presidente do PT-Piauí, Assis Carvalho. Foi um grande amigo e companheiro de partido. Tive sempre uma grande consideração e estima por ele. É uma perda irreparável! Descanse em Paz!”.

Carlos Veras (PE): “É com imensa tristeza que recebo a notícia da morte do amigo Assis Carvalho, que tão bem me acolheu quando cheguei à Câmara. Deputado federal por três mandatos consecutivos pelo Piauí, era um das principais lideranças do estado. A sua luta continuará sob a bandeira do nosso partido”.

Célio Moura (TO): Defensor ardoroso da democracia, da soberania e da solidariedade plena. O Piauí – e o Brasil- perdem uma grande e inspiradora liderança. Eu perco uma referência humana e política que seguirá imortal em minha mente e coração. Grande Assis Carvalho, lutador do povo, presente!”.

Paulão (AL): “É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo Assis Carvalho, deputado federal pelo PT de Piauí. Um grande lutador em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Minha solidariedade à família, parentes e amigos”.

Padre João (MG): “Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento do amigo Assis Carvalho. Fomos colegas de Parlamento e sei da sua luta incansável. Que Deus, em sua infinita bondade, dê a sua família e amigos o consolo neste momento de tamanha tristeza”.

Marília Arraes (PE): “Acabou de falecer de enfarto Assis Carvalho, grande amigo, craque na política, deputado federal que nos acolheu e com ele aprendi bastante na Câmara. Ainda não consigo acreditar! Fará uma falta enorme, ao Piauí e ao Brasil. Vai em paz, meu amigo, continuamos a luta por aqui”.

Henrique Fontana (RS): “Toda minha solidariedade aos familiares do deputado Assis Carvalho. As trincheiras não serão as mesmas, perdemos um defensor dos trabalhadores e da democracia!”.

Bohn Gass (RS): “Grande lutador social, ele vendeu picolés para ajudar no sustento da família e cumpriu uma trajetória linda até formar-se em Letras, chegar à Caixa Federal e depois à Câmara Federal. Vá na paz, meu irmão e companheiro Assis Carvalho. Obrigado por tudo”.

Zeca Dirceu (PR): “Perdemos um grande amigo e excelente deputado. Piauí e o Brasil de luto”.

Natália Bonavides (RN): “Recebi com imensa tristeza a notícia de falecimento do nosso companheiro de bancada, deputado Assis Carvalho. Grande piauiense defensor dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores. Meus sentimentos à família. Continuaremos a sua luta, companheiro! O PT está em luto”.

Airton Faleiro (PA): “Muito triste e chocado com o falecimento repentino do meu colega e companheiro de partido e de luta, deputado Assis Carvalho PT/PI. Meus sentimentos à sua família e amigos. O PT está de luto. Perdemos um dos nossos maiores líderes”.

Afonso Florence (BA): “Recebo com pesar a notícia do falecimento de Assis Carvalho. Deputado federal do PT pelo Piauí. Assis era um amigo leal, deputado com atuação destacada na Câmara dos Deputados. Nossos sentimentos. Solidariedade aos familiares e amigos”.

Alencar Santana Braga (SP): “Perdemos um amigo. O primeiro deputado que conheci após ser eleito em 2018. Acolheu-nos muito bem durante todo esse período e sempre nos ajudando com suas observações. Um amigo. Um companheiro de luta. Assis Carvalho, presente”.

Nilto Tatto (SP): “Consternado acabo de saber da morte repentina e prematura do meu companheiro deputado federal Assis Carvalho. Antes de tudo, Carvalho era um militante histórico do PT e das causas populares. Me solidarizo com os familiares e amigos nesse momento de dor e perda irreparável”.

Beto Faro (PA): “Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do meu amigo Assis Carvalho, por infarto. Tempos difíceis! Meu companheiro, o teu trabalho e a sua força na luta pelos trabalhadores do Piauí será sempre lembrado. Peço a Deus que conforte a família, nesse momento de dor!”

Waldenor Pereira (BA): “Lamento profundamente o falecimento do companheiro Assis Carvalho. Orgulhava muito o PT pela sua firmeza e defesa dos mais pobres. Era um parlamentar amante da cultura e admirador de Elomar Figueira, sobre quem conversávamos sempre. Perda irreparável! Meus sentimentos à família!”.

Professora Rosa Neide (PT-MT): “Quero externar a minha tristeza pelo falecimento do meu querido amigo Assis Carvalho. A sua partida é uma grande perda para o PT, o Piauí, o Nordeste e o Brasil. Toda solidariedade à família, amigos, amigas e todo povo piauiense”.

Erika Kokay (DF): “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do companheiro de bancada Assis Carvalho. O PT, o Piauí e o Brasil perdem um lutador incansável pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Meu abraço fraterno aos familiares”.

Joseildo Ramos (BA): “Muita tristeza. Perdemos nosso amigo e companheiro Assis Carvalho, deputado federal e presidente do PT-PI. Assis era muito alegre e aguerrido. Sentiremos sua ausência na bancada. Nossos sentimentos aos familiares e aos companheiros de partido no Piauí”.

Margarida Salomão (MG): “É com imenso pesar que informo o falecimento de nosso colega de PT na Câmara, deputado Assis Carvalho, do Piauí. Um parlamentar exemplar, que fará imensa falta à nossa bancada. À família e aos amigos, nosso abraço de solidariedade”.

Helder Salomão (ES): “Com profunda tristeza recebi neste domingo a notícia do falecimento do deputado federal Assis Carvalho. A nossa bancada perdeu um valoroso parlamentar. O PT perdeu um bravo lutador. Descanse em paz, companheiro Assis! Cara de choro! Meu abraço aos familiares e amigos”.

Valmir Assunção (BA): “Acabo de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo deputado federal pelo Piauí Assis Carvalho. Ele sofreu um infarto e não resistiu. Um momento de luto para o PT. À família, meus sentimentos”.

NOTA DA BANCADA
Em luto, Bancada do PT dá adeus a Assis Carvalho

Benildes Rodrigues

Matéria publicada originalmente no site PT na Câmara e replicada neste canal.