Zarattini: “O povo sabe que Lula é perseguido e que ex-presidente é o candidato do PT”

“Praticamente um terço do eleitorado brasileiro quer votar em Lula, 30% dizem que vão votar, com certeza, no candidato que Lula indicar e mais 16% dizem que poderão votar no candidato que Lula indicar.

17 abr 2018, 17:24 Tempo de leitura: 3 minutos, 37 segundos
Zarattini: “O povo sabe que Lula é perseguido e que ex-presidente é o candidato do PT”
Crédito: Gustavo Bezerra

Em discurso contundente no plenário da Câmara nesta terça-feira (17), o deputado Carlos Lula Zarattini (PT-SP) criticou o chamado grupo de Lima – composto pelo Brasil, Argentina, Chile, Equador e Peru – que se organizou contra o governo venezuelano, para exigir eleições livres naquele País. O grupo alega que a oposição está proibida de participar das eleições na Venezuela. “Eu acho que seria bom que esse tal grupo de Lima discutisse também as eleições no Brasil, porque aqui está se fazendo exatamente o que eles acusam de estar acontecendo na Venezuela”, desafiou.

Na Venezuela, continuou o deputado Zarattini, ninguém foi proibido de participar. “Mas aqui está sendo proibido de participar da campanha eleitoral o ex-presidente Lula, que lidera todos os cenários eleitorais, que é a principal liderança da oposição, que não pode participar das eleições, porque eles querem, não só declará-lo ficha suja, mas mantê-lo preso, para que não possa fazer campanha eleitoral”, denunciou.

O deputado citou a última pesquisa do Datafolha, na qual Lula aparece com 31% de intenção de voto. “Praticamente um terço do eleitorado brasileiro quer votar em Lula, 30% dizem que vão votar, com certeza, no candidato que Lula indicar e mais 16% dizem que poderão votar no candidato que Lula indicar. E por que ocorre isso? Ocorre porque o povo brasileiro já percebeu, em primeiro lugar, que existe uma perseguição a Lula”.

Zarattini enfatizou que essa perseguição ficou ainda mais evidente nesta segunda-feira (16), com a ocupação que o MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto) fez do famoso tríplex do Guarujá, e filmou o que era o tríplex do Guarujá. “O MTST mostrou que o tríplex não tem nada a ver com o tal apartamento de R$ 2 milhões, onde foi gasto R$ 1,5 de equipamentos. Balela! Um fogãozinho de quatro bocas, um armário de segunda, uma cama de terceira, esse é o famoso tríplex do Guarujá. E foi por isso que condenaram Lula. Por quê? Porque ele é essa liderança que se opõe à forma como este País vem sendo governado”, desabafou.

E o povo brasileiro, segundo Zarattini, também se opõe a esse governo e a essa forma que querem perpetuar nessa eleição. “O presidente golpista Michel Temer recebeu uma verdadeira ofensa, uma cusparada do povo brasileiro, 70% de rejeição. O povo não aceita esse governo. E todos aqueles que vão fazer campanha dizendo que têm o apoio desse governo vão sofrer uma tremenda rejeição. E muitos não apenas vão esconder que têm o apoio do governo, como vão dizer que querem um governo novo”, alertou.

Governo excludente – O deputado Zarattini reforçou que o povo já entendeu que o objetivo daqueles que querem se manter no poder é exatamente manter o mesmo programa de governo, “um programa de governo excludente, que não prevê a participação do povo, a distribuição de renda, o desenvolvimento nacional, um programa de governo que quer entregar o País”.

Ele criticou ainda o ministro de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, que foi aos Estados Unidos e aceitou fazer o acordo do aço. “Até o Pascal Lamy, que foi presidente da OMC (Organização Mundial do Comércio), já denunciou: ‘o Brasil agachou para os Estados Unidos’. Essa é a política desse Governo. Aceitou a política de cotas americana, está entregando a Eletrobras, está entregando o petróleo do pré-sal. É um governo que não respeita o País, que não respeita o povo brasileiro, que quer massacrar o povo brasileiro”.

Carlos Lula Zarattini encerrou afirmando que o PT vai manter a candidatura de Lula. “Vamos manter a candidatura de Lula para presidente, vamos fazer a campanha, vamos manter os acampamentos em Curitiba, aqui em Brasília e em tantas cidades onde o povo já está se manifestando em defesa da democracia e de Lula livre. Nós vamos derrotá-los. O povo brasileiro vai dar uma lição àqueles que pretendem dar continuidade a essa política do autoritarismo, do atraso e da opressão ao povo brasileiro”.

Matéria publicada originalmente no PT na Câmara – Vânia Rodrigues e replicada neste canal.