Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que caiu para 6,9% a taxa de desemprego no Brasil no trimestre encerrado em junho deste ano. É o menor índice registrado para o período em uma década, refletindo uma recuperação gradual do mercado de trabalho no país.
A situação do país começou a melhorar em 2023 após o presidente Lula vencer as eleições e os índices de desemprego estão apresentando uma queda constante. Só neste ano, aproximadamente 1 milhão de novos postos de trabalho formal foram criados, contribuindo para a queda do desemprego.
O deputado federal e vice-líder do governo Lula no Congresso Nacional, Carlos Zarattini (PT-SP), comemorou o índice positivo e destacou os esforços do governo para fomentar o crescimento econômico. O parlamentar lembrou que no desgoverno Bolsonaro a taxa de desemprego chegou a alcançar 14,9%. “Esses números são resultado de políticas efetivas de geração de emprego e do compromisso com o povo. A economia do país voltou a crescer. É mais renda e comida na mesa das famílias”, afirmou.