No décimo quarto episódio do podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu o coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Calabria, para discutir os 20 anos de implantação do Bilhete Único em São Paulo e os desafios ainda enfrentados pela população no transporte público.
A entrevista destacou a importância de um transporte público de qualidade para os moradores de regiões mais afastadas e criticou a precarização do sistema com ônibus superlotados e sem melhorias, que desestimula o uso do transporte coletivo e aumenta o número de veículos nas vias, causando piora o trânsito da capital paulista.
Carlos Zarattini ressaltou a relevância histórica do Bilhete Único como o último grande avanço no transporte público de São Paulo, após a inauguração da primeira linha do metrô em 1974. “Eu costumo falar que São Paulo teve dois grandes momentos de revolução no transporte público. A primeira foi a implantação do metrô, que começou em 1974, quando a primeira linha foi inaugurada. E a segunda é o Bilhete Único, que está completando 20 anos. Então, são dois momentos em que o transporte em São Paulo teve o que a gente pode chamar de upgrade”, afirmou o deputado.
Rafael Calabria destacou que a perda de direitos no Bilhete Único nas últimas gestões da Prefeitura de São Paulo prejudicou diretamente a população mais pobre, que depende essencialmente do transporte público para se locomover. “Sempre que você mexe com o Bilhete Único e com integração, você está impactando quem mora longe, quem já faz uma viagem mais desgastante, mais longa e tem que acordar mais cedo. O Bilhete Único trouxe um impacto social muito grande, só que as gestões conservadoras não conseguem ter essa visão”, disse.
O parlamentar ainda apontou a responsabilidade dos governantes de direita em relação aos retrocessos do Bilhete Único ao longo dos anos. “ A direita sempre tira direitos do povo. “O Haddad quando foi prefeito reduziu a idade mínima para gratuidade dos idosos de 65 para 60 anos. Passou um tempo o prefeito Bruno Covas foi lá e cortou a gratuidade para as pessoas de 60 anos”, relatou.
Zarattini e Calabria também discutiram o aumento dos subsídios pagos às empresas de transporte sem contrapartidas de melhorias nos serviços. De acordo com a SPTrans, em março de 2019, a cidade contava com 13.560 ônibus coletivos, número que caiu para 11.925 em 2023, uma redução de 12%. Entretanto, o gasto da Prefeitura de São Paulo com subsídios às empresas de ônibus aumentou, atingindo R$ 5,3 bilhões em novembro de 2023, sem que houvesse melhorias proporcionais nos serviços.
“O valor é alto porque a cidade é muito grande, mas o subsídio está crescendo e a frota está caindo. Hoje, está literalmente sem controle.O empresariado está lucrando e reduzindo a oferta de ônibus, sujeitando a população a um serviço ruim”, criticou Calabria.
O convidado
Rafael Calabria é coordenador do programa de Mobilidade Urbana do Idec. Formou-se em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da USP.
Calabria criou e foi conselheiro da Cidadeapé, Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo. Também foi membro do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo, e atualmente é membro do Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
O podcast
O Podcast Papo Reto com Zarattini é um programa de entrevistas semanal transmitido via Youtube todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas.
O programa é apresentado pelo deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) com o intuito de tratar de política de uma forma diferente, debatendo assuntos de grande impacto social de forma simples e direta.
Assista ao episódio na íntegra.