“Sem o Bolsonaro a liberdade de expressão no Brasil melhorou”, diz Zarattini

Segundo o levantamento da Global Expression Report 2024 o Brasil subiu da 87ª posição para a 35ª no ranking de países com mais liberdade de expressão.

22 maio 2024, 16:59 Tempo de leitura: 1 minuto, 0 segundos
“Sem o Bolsonaro a liberdade de expressão no Brasil melhorou”, diz Zarattini
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) rebateu as fake news da extrema direita de que o Brasil se tornou uma ditadura. Segundo o parlamentar, levantamento da Global Expression Report 2024, relativo ao ano de 2023, demonstrou que o Brasil subiu da 87ª posição para a 35ª no ranking de países com mais liberdade de expressão.

O estudo considerou critérios para avaliação como a liberdade de imprensa, regulação de redes sociais, liberdade artística e acadêmica, participação social e a incidência de violência política, áreas onde o país apresentou progresso.

Zarattini destacou ainda que o governo Lula tem compromisso com as liberdades democráticas. “A extrema direita bolsonarista inventou que o Brasil vive uma ditadura e uma comitiva se bandeou para os EUA para denunciar a suposta censura. Mas a verdade é que com o fim do governo de Bolsonaro o Brasil se tornou um país com mais liberdade de expressão. E contra fatos não há argumentos.”

Assista o vídeo: