Zarattini critica fake news da extrema direita sobre ajuda do governo Lula ao Rio Grande do Sul

O parlamentar atribuiu as críticas a uma tentativa de deslegitimar as ações do governo e prejudicar o presidente Lula.

21 maio 2024, 18:34 Tempo de leitura: 1 minuto, 54 segundos
Zarattini critica fake news da extrema direita sobre ajuda do governo Lula ao Rio Grande do Sul
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em entrevista a TV Fórum, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) criticou as fake news disseminadas por políticos bolsonaristas em meio a tragédia que assola o Rio Grande do Sul. Segundo ele, uma “avalanche” de mentiras foram criadas para criar a falsa narrativa de que o governo federal não estaria atuando no socorro às vítimas das enchentes e na reconstrução do estado. 

O parlamentar atribuiu as críticas a uma tentativa de deslegitimar as ações do governo e prejudicar o presidente Lula. “Na verdade, eles não estão preocupados com o povo. O importante para essa turma é atacar o presidente Lula. O governo está fazendo tudo que é possível para ajudar o Rio Grande do Sul. Num primeiro momento, o foco é o socorro às vítimas, depois reconstruir as casas, as empresas e a infraestrutura das cidades. E depois vamos ter que diminuir o impacto socioeconômico dessa tragédia”, explicou

Recentemente, a nomeação do ministro Paulo Pimenta para a Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul visando coordenar as ações do governo federal na região também gerou críticas da direita e da extrema direita.

“Até o Aécio Neves (PSDB) saiu do ostracismo e apareceu. Não para defender o governador Eduardo Leite (PSDB), mas para atacar o Lula. Então, o que eles estão fazendo é um jogo para tentar evitar que o governo federal faça o que tem que ser feito, que é levar auxílio e apoio às vítimas”, afirmou.

Liberdade de expressão: Zarattini também ressaltou o recente dado sobre liberdade de expressão, divulgado pelo Global Expression Report 2024. De acordo com o levantamento, o Brasil subiu  46 posições no ranking que mede a liberdade de expressão em 2023, após a saída do ex -presidente Jair Bolsonaro.

“A liberdade de imprensa no Brasil com o governo Lula melhorou muito. Ou seja, ao contrário do que diz a extrema direita, a liberdade de imprensa no Brasil está melhorando. Os bolsonaristas inventam mentiras de que o governo está acabando com a liberdade no Brasil está impondo uma ditadura. Isso não existe”, concluiu.

Assista a entrevista na íntegra.