Rússia x Ucrânia: Brasil deveria realizar a diplomacia da paz

Segundo Zarattini, o governo Bolsonaro assistiu passivamente ao conflito sem interceder de forma ativa pela paz, sob a justificativa de que a Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes para o Brasil

18 maio 2022, 20:49 Tempo de leitura: 0 minutos, 47 segundos
Rússia x Ucrânia: Brasil deveria realizar a diplomacia da paz
Gustavo Bezerra/Câmara dos Deputados

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) questionou o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, sobre a falta de posicionamento do governo diante da guerra na Ucrânia, durante reunião, nesta quarta-feira, 18, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Segundo Zarattini, o governo Bolsonaro assistiu passivamente ao conflito sem interceder de forma ativa pela paz, sob a justificativa de que a Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes para o Brasil. A omissão diante do conflito, disse o deputado, tem levado o mundo não só ao empobrecimento, mas também a uma crise mundial de alimentos.

“O Brasil deveria realizar uma diplomacia mais ativa, buscando não a diplomacia dos fertilizantes, mas sim a diplomacia da paz. Não é possível o Brasil se reduzir à questão dos fertilizantes, quando é o principal país da América Latina”, afirmou.