Parlamentares da Bancada do PT usaram as suas redes sociais na tarde de sexta (4) e neste sábado (5) para repudiar as declarações de teor sexista feitas pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como Mamãe Falei. Para os petistas o deputado, que é pré-candidato de Sérgio Moro ao governo de São Paulo, “precisa perder o mandato”. O deputado, que estava na Ucrânia, em áudio enviado à amigos, afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira “são fáceis porque são pobres”. Ele diz também que a fila das baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.
A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou: “Áudio de Mamãe Falei sobre as mulheres da Ucrânia é uma das coisas mais deploráveis que já se viu. Uma guerra, pessoas sofrendo, perdendo suas casas, familiares, destruição, mortes. Que asco! Esse é o tipo de gente que elegeu Bolsonaro. Precisa perder o mandato!”
E segundo o líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), na frente da câmera, Arthur do Val quis parecer solidário com o povo da Ucrânia. “Em áudio vazado, o então pré-candidato de Moro em SP revelou-se sexista e covarde com as mulheres ucranianas vítimas da guerra. Disse até que refugiadas são ‘fáceis porque são pobres’. Absolutamente nojento”.
Para os deputados petistas Odair Cunha (MG) e Rubens Otoni (GO) as falas “grotescas e nojentas” do Arthur do Val não foram um “erro num momento de empolgação”. Odair Cunha enfatiza que elas não foram tiradas do contexto nem nada parecido. “Elas escancaram a violência, machismo e assédio a refugiadas! Isso não pode ficar impune!”, defendeu e acrescentou: “As falas deixam clara a face de um hipócrita. Ele, que diz que as mulheres ucranianas ‘são fáceis porque são pobres’, também chamou o @pejulio Lancelotti de ‘cafetão da miséria’ pelo seu trabalho social e ajuda aos mais necessitados”, citou.
O deputado Bohn Gass (PT-RS) enfatizou que o deputado “Mamãe Falei” confirma os áudios “repugnantes” sobre as mulheres da Ucrânia. “Em respeito à luta feminista, ele deve ser sumariamente Cassado!”, defendeu, também relembrando que foi o deputado Arthur do Val, “essa criatura abjeta” que chamou o @pejulio Lancelotti de “cafetão da miséria” porque alimentava moradores de rua.
Veja o que disseram outros parlamentares do PT sobre o assunto:
Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “É misógina e repugnante a declaração do deputado Mamãe Falei (Podemos/SP) sobre as mulheres ucranianas: “são fáceis porque são pobres”. É necessário reportar o caso ao Conselho de Ética da Casa e também investigar uso de dinheiro público”.
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Aposto que o MBL vai expurgar o Mamãe e querer dar uma de politicamente correto. Até que alguém derrape na próxima curva e tudo aconteça de novo. É a natureza deles!”
Vânia Rodrigues
Matéria publicada originalmente no site PT na Câmara e replicada neste canal.